Música ajuda na aprendizagem?

Por Katiane Souza

Por Katiane Souza 14/06/2023 - 16:45 hs

Independentemente da idade, religião, ou quaisquer outros ensinamentos, sempre vamos nos deparar com a música envolvendo o ambiente.

Aprendemos desde o ventre as canções de ninar. Com o tempo, vamos crescendo e recebemos influências culturais com as cantigas de roda e outras que marcam a infância. Seguimos no desenvolvimento humano cercados de musicalização. 

Mas, será que a música tem alguma influência na forma de aprender? Sim, tem!

A música é de extrema importância para desenvolvermos áreas neurais que precisaremos delas bem desenvolvidas durante toda a vida. 

Mesmo que não tenhamos essa consciência, o cérebro se encarrega de armazenar a letra, o ritmo, a memória afetiva que marca qualquer música que conhecemos.


O ato de acompanhar uma música é capaz de ativar o hipocampo (responsável pelas memórias) e o córtex frontal inferior - a área motora da fala. No lado direito está envolvido com o ritmo e entonação da fala. Já para a execução de músicas, são acionados os lobos frontais - o córtex motor e sensorial. Ou seja, uma simples canção é de extrema importância na ativação do nosso encéfalo, ou popularmente conhecido apenas como cérebro.

Entretanto, não é interessante apenas ouvir uma música e cantarolar. Podemos tirar muito proveito desse produto sonoro para o melhor desenvolvimento de nossas funções neurológicas.


Assim sendo, aconselho que: escolha músicas que transmitam uma boa mensagem. Tendo em vista que o cérebro armazena essas informações; escolha músicas que elevam sua auto estima e tenham letras que fazem bem ao seu estado espiritual 

Use música para ensinar 

As letras das músicas estão cheias de ensinamentos e esse recurso pode ser um aliado importante para desenvolver não apenas habilidades cognitivas como uma memória funcional.  Com elas aprendemos a desenvolver movimentos, ampliamos vocabulário, desenvolvemos a fala e, consequentemente, a dicção é enriquecida com ritmo e prosódia

Observe os valores 

Sempre haverá uma mensagem em qualquer canção. Observe e motive o ouvinte a pensar no que escuta e como escuta. Preste atenção no que está sendo acrescentado à sua vida.


A música é um meio terapêutico de grande valia. Não apenas para quem está em clínicas terapêuticas, mas também para o individuo com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), quando precisa de mais foco e concentração. As melodias instrumentais ativam a área necessária para desenvolver melhor esse processo de aprendizagem.

Não é novidade que, além da concentração, os movimentos corporais produzem substâncias de bem estar em nosso organismo. Então, aproveite as músicas e use-as não apenas como momento deleite, mas também como meio de aprendizagem significativa. E no mais, divirta-se ao som de uma boa canção.

Refrigere a sua alma com melodias edificantes e usufrua desse recurso musical para proporcionar aprendizado em forma de conhecimento efetivo.

Se gostou do texto, comente aqui abaixo e compartilhe. E se quiser bater um papo sobre esse assunto, basta me chamar em uma das minhas redes sociais. Será um prazer trocarmos experiências.

Até breve!